quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PLANO DE AÇÃO: REVITALIZAÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR

NOME DA ESCOLA: COLEGIO DA POLICIA MILITAR JOÃO FLORÊNCIO GOMES

COMPONENTE : EDIVANA FERREIRA DOS SANTOS


OBJETIVO: Estimular a participação efetiva e qualificada do Colegiado Escolar na Gestão Escolar
IMPORTÂNCIA /JUSTIFICATIVA

A democratização da Gestão Escolar Participativa representou um marco importante com a promulgação da Constituição Federal na década de 80, e mais tarde com a regulamentação através da LDB lei 9396/96, a qual deu voz e vez a comunidade escolar através da Criação do Colegiado Escolar. È nesse espaço que será realizado o dialogo e a gestão democrática para garantir mudanças significativas na educação a partir das diretrizes que dispõem sobre a finalidade, competência e composição dos colegiados.
O Colegiado é, portanto um órgão integrador das decisões coletivas da organização e funcionamento da escola, com fins de executar, controlar, mobilizar, acompanhar e avaliar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras.
A autonomia que, estabelece parâmetros de qualidade ao trabalho coletivo, norteando as responsabilidades do conjuntos dos profissionais da escola, estabelecendo oportunidades de exercício da criatividade e espírito de renovação, ( Luck 2006,p128), desse órgão não garante de fato a participação efetiva de todos para o exercício da cidadania e a participação democrática., por isso se faz necessário ações que fortaleçam e que promova a prática da democratização, através de uma consciência crítica do fazer educativo da comunidade escolar.
CRONOGRAMA: DE 01/02 a 03/02/2010
AÇÃO: Capacitação dos Componentes do Colegiado
OBJETIVO ESPECÍFICO: Oportunizar a formação dos representantes do colegiado escolar
Possibilitar a reflexão do papel do colegiado para a comunidade escolar
RECURSOS UTILIZADOS: Data show, cartilhas
LOCAL: Auditório
CRONOGRAMA: 04/02/2010
AÇÃO: Reunião do colegiado

OBJETIVO ESPECÍFICO: Diagnóstico da comunidade escolar para traçar plano de ação 2011
Planejar o acolhimento dos alunos

RECURSOS UTILIZADOS Planilha de Resultados Data show

LOCAL Auditório
CRONOGRAMA: 21/02/2010

AÇÃO: Elaborar calendário do Colegiado Escolar

OBJETIVO ESPECÍFICO: Manter processo claro de comunicação
RECURSOS UTILIZADOS: Data show

LOCAL: Auditório

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vamos navegar!

Caros colegas,

Estamos iniciando a trilha do CPM Ribeira neste blog após refletir sobre a importância e necessidade do uso das TICs, no cotidiano escolar. Tendo em vista a exigência consequente do processo de globalização, que acelera o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e abre acesso em grande escala as informações favorecendo a competitividade não só no mercado de trabalho, mas em todos os segmentos da sociedade.
Nesse contexto, a escola é chamada para oferecer resposta e isso requer novas bases de relação com a construção do conhecimento como estabelece os pilares da educação, por meio da interação entre as pessoas e sua participação ativa na formulação de objetivos e do modo de funcionamento da comunidade escolar, considerando a cultura da escola como elemento básico para o desenvolvimento de uma gestão democrática.
É preciso lembrar que a busca da autonomia da escola observando-se as dimensões: ética, social e pólítica, não se alcançam com a mera definição de uma nova ordenação administrativa, mas, essencialmente, pela explicitação de um ideal de educação que permita uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares. E conforme Paulo Freire: "Ninguém é autônomo primeiro para depois decidir. A autonomia vai se construíndo na experência de várias, inúmeras decisões que vão sendo tomadas". (Pedagogia da Autonomia, 1996 p. 107).
Assim, na construção deste blog pretende-se ampliar os espaços de convivência de aprendizagens, sinalizando a importância de quebrar barreiras existentes entre a escola e comunidade, aluno e professor. Além de reconhecer e ampliar os espaços por onde trafegam o conhecimento e as mudançãs no saber, ocasionados pelos avanços das tecnologias da informação, ajudando aluno a produzir, utilizar, armazenar e disseminar novas formas de representação do conhecimento, utilizando a linguagem digital contribuíndo para o resgate da função social da escola e a garantia das condições de igualdade, equidade e eficácia, com a finalidade de alcançar a educação de todos os alunos, de forma abrangente e articulada ao projeto Politico da Escola.